Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O governo do presidente Joe Biden concordou em aceitar até 24 mil migrantes venezuelanos de maneira semelhante à forma como admitiu ucranianos desde o início da guerra com a Rússia , enquanto o México concordou em receber alguns venezuelanos expulsos pelos Estados Unidos, informaram as duas nações nesta quarta-feira (12).
Em um anúncio relacionado, o Departamento de Segurança Interna dos EUA disse que oferecerá quase 65 mil vistos de trabalho temporário para indústrias que exigem pessoal menos qualificado , aproximadamente o dobro da alocação anual atual. Pelo menos 20 mil desses vistos de trabalho temporário serão reservados para pessoas do Haiti e dos países do norte da América Central.
O acordo sobre os venezuelanos – conforme anunciado pelos Estados Unidos e pelo Ministério das Relações Exteriores do México – visa atender ao aumento do número de venezuelanos que chegam à fronteira sul dos Estados Unidos após uma perigosa viagem por terra.
De acordo com o acordo, os venezuelanos selecionados chegariam a aeroportos dos Estados Unidos. Washington concordou em aceitar até 100.000 ucranianos fugindo da guerra por períodos de até dois anos, e até agora admitiu dezenas de milhares, incluindo quase 17.000 em agosto.
Em uma declaração conjunta, os secretários do Interior e Relações Exteriores do México indicaram que o Governo dos Estados Unidos aceitou a solicitação do Governo do México “para aumentar substancialmente os mecanismos de mobilidade laboral na região”.
Nesse sentido, destacou que a nova proposta representa “um avanço significativo e inovador” em direção ao objetivo comum de gerir fluxos migratórios ordenados, seguros, regulares e humanos”.
(Com informações da AP e EFE)