Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Após reunião entre os ministros da Defesa da Otan em Bruxelas, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou nesta quinta-feira (13) que a aliança militar deve entregar equipamentos contra drones para a Ucrânia.
O anúncio do norueguês ocorre quando a Ucrânia pede a seus aliados que forneçam mais sistemas de defesa aéreo.
Ultimamente, a Rússia intensifica o uso de “drones kamikaze” contra a Ucrânia.
De acordo com Stoltenberg, os aliados da Otan “estão fornecendo sistemas avançados, incluindo artilharia, defesa aérea e veículos blindados”.
“Agradeço a todos os Aliados pelas suas contribuições significativas e encorajo-os a continuarem ajudando. Também estamos fornecendo combustível, roupas de inverno e suprimentos médicos como parte do Pacote de Assistência Abrangente da Otan, acrescentou o secretário-geral.
“Sob este pacote, a aliança entregará em breve equipamentos contra drones para a Ucrânia. As centenas de bloqueadores de drones podem ajudar a tornar ineficazes os dispositivos fabricados na Rússia e no Irã e proteger o povo ucraniano e as infraestruturas mais críticas”, continuou Stoltenberg.
Ele afirmou que também “ajudará a Ucrânia a fazer a transição da era soviética para o equipamento moderno da Otan” a longo prazo
O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, atualizou a aliança sobre a situação no campo de batalha, apontou Stoltenberg.
O secretário-geral da Otan disse também que “a Ucrânia está fazendo um bom progresso, afastando as forças invasoras russas no leste e no sul”.