Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Tropas russas atiraram e mataram um maestro de orquestra que se recusou a se apresentar em um show que a Rússia supostamente encenou na região ocupada de Kherson, no sul, segundo autoridades ucranianas.
O Ministério da Cultura e Política de Informação da Ucrânia disse em um post no Facebook que confirmou na sexta-feira que soldados russos atiraram em Yuri Kerpatenko em sua própria casa.
Kerpatenko, o maestro titular da Orquestra de Câmara Gileya, recusou um convite russo para realizar um concerto com o grupo da orquestra “para demonstrar a chamada ‘melhoria da vida pacífica’ em Kherson”, segundo o ministério.
O falecido maestro também era afiliado à Filarmônica Regional de Kherson e ao Teatro de Música e Drama Mykola Kulish Kherson na região.
A jornalista ucraniana Olena Vanina relatou a notícia pela primeira vez na quinta-feira e foi citada pelo Ministério da Cultura.
A guerra na Ucrânia se arrasta há mais de oito meses e matou milhares de civis ucranianos e milhares de soldados de ambos os lados.
Os combates continuam na região leste e sul do país, inclusive em Kherson e arredores.