Mundo

Biden não vê necessidade de ‘uma nova Guerra Fria’ com a China

@POTUS

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , disse que “não precisa haver uma nova Guerra Fria” entre os EUA e a China, após uma reunião de cúpula de três horas com o presidente chinês Xi Jinping na Indonésia nesta segunda-feira (14).

Biden também disse: “Não acho que haja qualquer tentativa iminente da China de invadir Taiwan”, apesar da crescente retórica e dos movimentos militares agressivos da RPC no Estreito de Taiwan.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Biden e seu colega realizaram a tão esperada reunião à margem da reunião do G20 de nações economicamente desenvolvidas em Bali.

Biden disse que ele e Xi falaram com franqueza e concordaram em enviar diplomatas e membros do gabinete de seus governos para se encontrarem pessoalmente para resolver questões urgentes.

Embora tenham falado cinco vezes por videoconferência, a reunião foi a primeira que Biden e Xi realizaram cara a cara desde que o presidente dos EUA foi eleito em 2020. A dinâmica pessoal entre os dois homens foi amigável, com Biden colocando um braço em torno de Xi no início e dizendo: ”É ótimo ver você.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Resta saber, no entanto, se a cúpula produzirá uma mudança genuína nas relações entre Washington e Pequim, seu maior concorrente estratégico e adversário militar de longo prazo.

O Ministério das Relações Exteriores de Pequim disse que a conversa foi “profunda, sincera e construtiva” em um comunicado posterior.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os dois líderes chegaram a “importantes entendimentos comuns”, disse o MFA, e estão preparados agora “para tomar ações concretas para colocar as relações China-EUA de volta ao caminho do desenvolvimento estável”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile