Mundo

Usina nuclear da Ucrânia é bombardeada, diz ONU

OEA

Explosões abalaram a usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, no fim de semana, no que parecia ser um novo bombardeio da instalação e da área circundante, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) das Nações Unidas. 

O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi , chamou os relatórios de que especialistas da agência no local ouviram mais de uma dúzia de explosões perto da usina de “extremamente perturbadoras” e “completamente inaceitáveis”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Quem quer que esteja por trás disso, deve parar imediatamente. Como já disse muitas vezes, você está brincando com fogo!” disse Grossi em um comunicado . 

A Ucrânia e a Rússia culparam uma à outra pelas explosões, que, segundo especialistas da AIEA, danificaram alguns prédios, sistemas e equipamentos em Zaporizhzhia. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A guerra da Rússia na Ucrânia desestabilizou a usina e aumentou a preocupação internacional com um possível acidente nuclear, em meio a preocupações contínuas com a ameaça do presidente russo Putin de usar tais armas na guerra. 

As últimas explosões do fim de semana encerraram um “período de relativa calma” na área, disse a AIEA. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Grossi destacou seus apelos contínuos para que ambos os lados do conflito criem uma zona segura ao redor da usina para tentar evitar acidentes nucleares à medida que a guerra avança. 

“Não vou desistir até que esta zona se torne uma realidade. Como demonstra o aparente bombardeio em andamento, é necessário mais do que nunca”, disse Grossi.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile