Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O líder norte-coreano Kim Jong Un disse que seu objetivo final é possuir a força nuclear mais poderosa do mundo, de acordo com a mídia estatal.
Kim fez o anúncio no sábado ao promover dezenas de militares envolvidos no recente lançamento do maior míssil balístico da Coreia do Norte, o Hwasong-17 , informou a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
Em sua ordem, Kim disse que a Coréia do Norte estava construindo uma força nuclear para proteger a dignidade e a soberania do estado e de seu povo e disse que o “objetivo final de seu país é possuir a força estratégica mais poderosa do mundo, a força absoluta sem precedentes na século”.
Ele disse que o Hwasong-17 – um míssil balístico intercontinental (ICBM) capaz de atingir os Estados Unidos – era a “arma estratégica mais forte do mundo” e que demonstrava a determinação e capacidade da Coreia do Norte de eventualmente construir o exército mais forte do mundo.
O lançamento do ICBM em 18 de novembro foi condenado por membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas , que o qualificaram de “uma grave escalada” e uma “ameaça inequívoca à paz e segurança internacionais”. O lançamento faz parte de uma blitz em andamento de testes norte-coreanos neste ano, que incluíram o disparo de mísseis de cruzeiro, bem como dezenas de mísseis balísticos de curto e médio alcance.
No sábado (27), Kim disse que os cientistas norte-coreanos também deram um “salto maravilhoso no desenvolvimento da tecnologia de montagem de ogivas nucleares em mísseis balísticos”.
Ele não deu mais detalhes.
Essa habilidade é crítica se a Coreia do Norte quiser atingir seu objetivo de possuir uma arma nuclear que possa atingir seu principal inimigo, os Estados Unidos.