Mundo

Estado Islâmico anuncia a morte de seu líder

Abu Hasan al-Hashimi al-Qurashi

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O grupo Estado Islâmico , derrotado na Síria e no Iraque , anunciou nesta quarta-feira (30) a morte de seu líder, o iraquiano Abu Hasan al-Hashimi al-Qurashi, que morreu lutando “contra os inimigos de Alá”.

“Lamento anunciar aos muçulmanos e aos soldados do califado islâmico a morte do príncipe dos crentes, Abu Hasan al-Hashimi al-Qurashi , durante uma batalha em que lutava contra os inimigos de Alá”, disse Abu Omar al Mohajer, porta-voz do grupo terrorista, em um áudio transmitido pela produtora audiovisual Al Furqan , relacionado aos jihadistas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O porta-voz anunciou ainda a nomeação de Abu al-Hussein al-Husseini al-Qurashi como “Califa dos muçulmanos”, em referência à alcunha do novo líder, cujo verdadeiro nome e papel no EI são desconhecidos nesta altura.

“Esta operação foi conduzida pelo Exército Sírio Livre na província de Dar’a, na Síria. O ISIS continua sendo uma ameaça para a região. O CENTCOM e nossos parceiros continuam focados na derrota duradoura do ISIS”, disse ele no comunicado, divulgado pela Al Jazeera.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Pouco se sabia sobre Abu Hasan al-Qurashi, que assumiu a liderança do grupo após a morte de Abu Ibrahim al-Qurashi , seu antecessor, em um ataque dos EUA em fevereiro na província de Idlib, no noroeste da Síria.

Acredita-se que Al-Qurashi seja um nome de guerra que vários líderes do ISIL adotaram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As mortes de sucessivos líderes marcam um golpe para o grupo armado, que uma coalizão liderada pelos Estados Unidos disse ter derrotado no Iraque em 2017 e na Síria dois anos depois. Mas células adormecidas do grupo armado ainda realizam ataques em ambos os países.

O grupo ISIL declarou seu chamado “califado” em 2014, depois de conquistar vastas extensões de território no Iraque e na Síria.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma coalizão militar liderada pelos EUA lançou uma operação apelidada de “Resolução Inerente” em 2014 para tirar o ISIL das áreas que controlava.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile