Mundo

Novo vídeo mostra erupção do maior vulcão ativo do mundo, Mauna Loa, no Havaí

(Reprodução/ Coluna Paulo Cappelli)

Um novo vídeo aéreo mostra a erupção do vulcão Mauna Loa, no Havaí , que começou no final do domingo após uma série de grandes terremotos, disseram autoridades. As autoridades do Havaí dizem que a atividade vulcânica não representa uma ameaça para a propriedade, embora fluxos de lava estejam presentes e gases e cinzas finas possam descer a colina.

O vídeo, capturado por helicóptero, mostra o vulcão expelindo fontes de lava, que se estendem por sua superfície, enquanto nuvens de fumaça sobem acima.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A erupção, que marcou a primeira desde 1984, continuou na terça-feira, disse o US Geological Survey em sua atualização mais recente , que acrescentou que as maiores fontes de lava no vulcão tinham até 131 – 164 pés de altura.

Autoridades disseram anteriormente que os fluxos de lava estavam “contidos na área do cume e não ameaçavam as comunidades nas encostas”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governador do Havaí, David Ige, disse, no Twitter, que a Ilha do Havaí – onde fica Mauna Loa – “está aberta aos visitantes e é seguro ver o vulcão à distância”. 

As autoridades se prepararam, no entanto, para fechar uma parte da Rodovia Daniel K. Inouye nas proximidades se a lava se aproximar da área, o que teria um grande impacto na infraestrutura local, informou a afiliada da NBC KHNL do Havaí. O fluxo de lava cortou anteriormente o acesso a uma importante estação de monitoramento climático, de acordo com o KHNL .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A erupção ocorreu após  semanas de alertas  de autoridades de que uma explosão era iminente após um pico de terremotos no cume do vulcão e que os residentes da Ilha Grande deveriam estar preparados para evacuar se necessário,  informou o KHNL .

Autoridades disseram que a erupção ameaça a qualidade do ar, o que pode ser perigoso para residentes locais com problemas respiratórios, informou o KHNL .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile