Mundo

Irã atinge taxa recorde de enriquecimento de urânio

(Divulgação)

Teerã mais que dobrou sua capacidade de enriquecer urânio, anunciou no sábado o chefe da Organização Iraniana de Energia Atômica (AEOI), Mohammad Eslami.

Agora atingiu o nível mais alto da história da indústria nuclear da República Islâmica, superando as taxas anteriores em ” mais de duas vezes”, disse Eslami a parlamentares em Teerã, conforme citado pela agência de notícias Tasnim.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele acrescentou que a geração de energia pelas usinas nucleares ” proporcionou benefícios econômicos consideráveis ​​para o Irã, reduziu o consumo de combustíveis fósseis e evitou danos ambientais ” .

O anúncio antecede a visita de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) à república.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

” A convite do Irã, uma equipe técnica da AIEA estará em Teerã no domingo”, disse a porta-voz do órgão regulador nuclear no início desta semana. O objetivo da visita é abordar “as questões pendentes de salvaguardas relatadas anteriormente “, acrescentou ela. O chefe da agência, Rafael Grossi, não deve fazer parte da equipe desta vez.

A viagem se concentrará em ” múltiplas partículas de urânio de origem antropogênica ” relatadas em três locais em 2019, supostamente antigas instalações nucleares não declaradas à AIEA.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile