Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Pelo menos três pessoas morreram e mais uma ficou ferida na explosão de um gasoduto na região da Chuvashia, na Rússia, na terça-feira, de acordo com autoridades locais e a agência de notícias TASS nesta terça-feira (20).
Autoridades locais disseram no aplicativo de mensagens Telegram que o fluxo de gás através da seção do oleoduto Urengoi-Pomary-Uzhhorod foi cortado a partir das 13h50 (10h50 GMT).
O gasoduto Urengoy-Pomary-Uzhgorod cruza a fronteira russa perto da estação de medição de gás de Sudzha, na região de Kursk, a única através da qual o gás russo segue diretamente para a Europa.
O estado de emergência não afetou o fornecimento de gás russo à Europa: foram ativados gasodutos paralelos. No entanto, os preços do gás na Europa na bolsa de valores deram um salto acentuado.
A diretoria regional do Ministério de Situações de Emergência da Rússia disse anteriormente que o incêndio foi causado por um vazamento de gás em um gasoduto subterrâneo perto da vila de Yambahtino. Acrescentou que enviou várias equipes de combate a incêndios ao local.
O incidente fez com que os preços do gás na Europa disparassem, ultrapassando US$ 1.250 por mil metros cúbicos, segundo dados da bolsa ICE. O gasoduto serve como rota para o transporte de gás natural da Sibéria Ocidental para a Europa via Ucrânia.
Pelo menos três pessoas morreram em um incêndio em um importante gasoduto russo que abastece a Europa, disse o chefe da república da Chuvashia, onde ocorreu o incidente, nesta terça-feira (20). pic.twitter.com/xVCmXJACvH
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) December 20, 2022