Mundo

Ucrânia pede exclusão da Rússia da ONU

Foto: Jorono/Pixabay

A Ucrânia pediu a exclusão da Rússia da Organização das Nações Unidas ONU), dez meses após o início da invasão das tropas russas, exigência que, previsivelmente, colidirá com o veto de Moscou no Conselho de Segurança, do qual é membro permanente.

“A Ucrânia pede aos Estados membros da ONU (…) que privem a Federação Russa de seu status de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e a excluam da ONU como um todo”, escreveu a Federação Russa em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

”Nossa pergunta é muito simples: a Rússia tem o direito de permanecer como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e de estar nas Nações Unidas, em geral? perguntou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em comentários citados pela mídia ucraniana.

“Temos uma resposta convincente e fundamentada: não, não “, enfatizou o chefe da diplomacia ucraniana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Kuleba acrescentou ainda que a questão do que acontecerá com a Rússia depois que ela for derrotada na guerra não é mais um “tabu” nos círculos diplomáticos.

“Essas questões ainda não são discutidas em coletivas de imprensa e em declarações públicas de líderes estaduais e governamentais, mas em níveis mais baixos as pessoas já estão levantando questões sobre o que a Rússia deve se tornar para deixar de ser uma ameaça à paz e à segurança”, disse o ministro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Carta da ONU não prevê a possibilidade de privar um membro permanente do Conselho de Segurança de seu status e direito de veto.

Para excluir um país da organização, dois terços dos membros da Assembleia Geral devem votar a favor e a decisão precisa ser ratificada pelo Conselho de Segurança.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile