Mundo

ONU revela número de civis mortos na guerra da Ucrânia

Foto: Shutter stock

O número de vítimas civis confirmadas na Ucrânia está se aproximando de 18.000, segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas, à medida que a guerra de 10 meses da Rússia contra seu vizinho continua.

O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR) enfatizou que o número real de ucranianos era “consideravelmente maior”, mas que era difícil obter dados confiáveis ​​das áreas da linha de frente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De 24 de fevereiro, quando Moscou lançou sua invasão em grande escala, até 26 de dezembro, houve 17.831 civis mortos no país: 6.884 mortos e 10.947 feridos.

Entre os mortos estavam 429 crianças, disse a agência da ONU em um comunicado na noite de terça-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A maioria das baixas civis registradas foram causadas pelo uso de armas explosivas com efeitos de ampla área, incluindo bombardeios de artilharia pesada, sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, mísseis e ataques aéreos”, afirmou.

A área mais atingida foi o Donbass, que compreende as regiões orientais de Donetsk e Luhansk.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As forças russas bombardearam e bombardearam indiscriminadamente áreas povoadas, matando civis e destruindo hospitais, escolas e outras infraestruturas civis, disse a ONU anteriormente. Nos últimos meses, Moscou foi atrás de infraestrutura de energia e água.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile