Mundo

Rússia descarta proposta de Zelensky e diz que qualquer plano de paz com a Ucrânia deve incluir regiões anexadas

Foto: Clker-Free-Vector-Images/Pixabay

Nesta quarta-feira (28), a Rússia rejeitou o plano de paz de 10 pontos do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O Kremlin afirmou que a proposta deve levar em conta o que chama de “realidades de hoje” das regiões ucranianas anexadas pelos russos.

“Não pode haver plano de paz para a Ucrânia que não leve em conta as realidades atuais em relação ao território russo, com a entrada de quatro regiões na Rússia. Planos que não levem em conta essas realidades não podem ser pacíficos”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em setembro, a Rússia declarou as regiões ucranianas de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia como parte de seu território após referendos ilegais.

Zelensky tem promovido seu plano de paz de 10 pontos, que ele anunciou pela primeira vez em novembro, discutindo-o com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, entre outros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O plano do presidente ucraniano prevê a retirada das tropas russas do território da Ucrânia, o que significaria que a Rússia desistiria das quatro regiões que afirma ter anexado e da Crimeia, que tomou em 2014.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile