Mundo

Primeiras imagens do corpo de Bento XVI são divulgadas

Ns primeiras imagens de Bento XVI divulgadas neste domingo (1°) pela Santa Sé, o papa emérito aparece deitado em uma sala do mosteiro Mater Ecclesiae do Vaticano, onde vivia aposentado desde sua renúncia em 2013. Ele está deitado em duas almofadas, sob uma grande crucifixo e ao lado uma vela acesa, uma árvore de Natal e um Portal de Belém .

Usa os paramentos pontifícios: a batina branca e a casula vermelha, tem nas mãos um rosário e na cabeça a mitra. No entanto, nestas fotografias ela não está usando o pálio , a estola branca de lã com cruzes pretas, símbolo litúrgico da jurisdição.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Seu antecessor, João Paulo II , o usou em sua capela funerária em 2005. O dossel, junto com o chamado Anel do Pescador , simboliza o poder pontifício e eles são recebidos na missa de início do magistério pelos papas após sua eleição.

O corpo de Bento XVI será transferido na manhã desta segunda-feira para a Basílica de São Pedro , onde durante três dias o público poderá prestar suas homenagens antes de um funeral na quinta-feira supervisionado pelo Papa Francisco.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
A capela em chamas será aberta amanhã segunda-feira na basílica do Vaticano

(Vaticano)

Francisco, o primeiro a visitar

O Papa Francisco foi o primeiro a visitar o corpo do pontífice emérito Bento XVI no mosteiro.

Após a morte, o secretário pessoal do pontífice alemão, monsenhor Georg Ganswein, telefonou para Francisco para confirmar sua morte , segundo informou hoje o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni .

Francisco chegou cerca de dez minutos depois e ficou a vigiar o corpo do seu antecessor Ratzinger até às 10h00 locais (9h00 GMT), altura em que teve de se ausentar para outros compromissos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Foi o próprio Papa argentino quem na quarta-feira, 28 de dezembro, confirmou publicamente a gravidade do estado de saúde de Bento XVI aos 95 anos.

Embora não tenha sido ele quem lhe deu o sacramento da extrema unção, mas Monsenhor Ganswein, seu colaborador mais próximo nas últimas décadas, na mesma quarta-feira após uma missa celebrada em seu quarto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Francisco expressou publicamente sua “gratidão” pelo papa e teólogo alemão e hoje pediu orações aos fiéis e nesses quase dez anos de convivência o visitou em várias ocasiões e o elogiou, chamando-o de “um avô sábio” por a Igreja.

Bento XVI será velado na Basílica de São Pedro a partir de segunda (2). O enterro está marcado para dia 5.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile