Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um “objeto não identificado” que “violou o” espaço aéreo canadense “foi abatido sobre o Canadá neste sábado (11), confirmou o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.
O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) confirmou pela primeira vez a presença do objeto no norte do Canadá em um comunicado no final da tarde deste sábado (11), dizendo que aeronaves militares foram enviadas para interceptá-lo.
“Ordenei a derrubada de um objeto não identificado que violou o espaço aéreo canadense”, escreveu ele. ”(NORAD) derrubou o objeto sobre o Yukon. Aeronaves canadenses e americanas foram embaralhadas e um F-22 dos EUA disparou com sucesso contra o objeto”.
Trudeau acrescentou que esteve em contato com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , e as Forças Armadas do Canadá estão em processo de recuperação e análise dos destroços. A ministra da Defesa, Anita Anand, divulgou um conjunto semelhante de tweets.
Em uma declaração anunciando a presença do objeto no norte do Canadá, o porta-voz do NORAD, major Olivier Gallant, disse que, embora os militares tenham identificado o que era, não revelariam nenhum detalhe.
“Não podemos discutir detalhes relacionados a essas atividades neste momento”, disse ele.
O objeto é o terceiro conhecido por ter violado o espaço aéreo norte-americano nas últimas duas semanas, mas o primeiro cuja presença foi revelada enquanto sobrevoava o Canadá.
Um suposto balão espião chinês havia reentrado nos EUA depois de sobrevoar o Alasca e partes do oeste do Canadá há duas semanas, antes de ser identificado publicamente em 1º de fevereiro. O balão foi abatido na costa da Carolina do Norte em 5 de fevereiro.
Um segundo objeto foi abatido depois de voar para o espaço aéreo do Alasca na sexta-feira. As autoridades americanas não forneceram detalhes sobre o que era, exceto para dizer que era diferente do balão chinês.
O governo liberal federal foi criticado por não fornecer mais informações sobre o tempo do balão chinês sobre o Canadá. O comitê de defesa da Câmara dos Comuns está planejando realizar audiências sobre o assunto.