Mundo

Com apoio do Brasil, ONU aprova resolução por retirada de tropas russas da Ucrânia

(ONU)

A Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução não vinculante quinta-feira (23) que pede que a Rússia encerre as hostilidades na Ucrânia e exige a retirada de suas forças. Apoiada por 141 países, entre eles o Brasil, a medida foi votada na véspera do 1º aniversário da invasão.

A Assembleia Geral tornou-se o órgão da ONU mais importante a lidar com a Ucrânia porque o Conselho de Segurança, encarregado de manter a paz e a segurança internacionais, está paralisado pelo poder de veto da Rússia. Suas resoluções não são juridicamente vinculativas, ao contrário das resoluções do Conselho de Segurança, mas servem como um barômetro da opinião mundial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ministros das Relações Exteriores e diplomatas de mais de 75 países se dirigiram à assembleia durante dois dias de debate, com muitos pedindo apoio à resolução que defende a integridade territorial da Ucrânia, um princípio básico da Carta da ONU que todos os países devem subscrever quando se juntam à organização mundial.

Os sete países que votaram contra foram Bielorrússia, Mali, Nicarágua, Rússia, Síria, Coreia do Norte e Eritreia. A resolução foi adotada depois que as emendas propostas pela Bielorrússia, que teriam retirado grande parte da linguagem, foram retumbantemente derrotadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile