Mundo

Israel diz que Irã contrabandeava ouro da Venezuela para financiar terroristas

(Twitter/ Ebrahim Raisi)

Israel revelou que no ano passado o regime iraniano traficou ouro da Venezuela para financiar as atividades terroristas do grupo libanês Hezbollah no Oriente Médio.

Segundo o jornal The Jerusalem Post, um despacho assinado recentemente pelo ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, revela ligações entre Teerão e Caracas, fruto do trabalho conjunto do Gabinete Nacional de Luta contra o Financiamento do Terrorismo de Israel (NBCTF) e o Ministério da Defesa, juntamente com a Autoridade Policial e Fiscal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As autoridades israelenses indicaram que em maio do ano passado dezenas de quilos de ouro foram contrabandeados através da Mahan Air, uma companhia aérea privada iraniana designada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos EUA. Em inglês).

Os recursos da atividade ilícita foram transferidos para o grupo terrorista Hezbollah.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para a inteligência israelense, um jogador-chave nessa rede de contrabando foi Seyed Badroddin Naiemael Moosavi , um empresário iraniano que comercializa em todo o mundo. Conforme revelado pelas autoridades israelenses, ele conduziu uma operação secreta dentro da Força Quds iraniana , comprando ouro na Venezuela e usando seus negócios e conexões políticas para encobrir seu financiamento ilícito.

Em outras palavras, Musawi era responsável pelo tráfico de ouro da Venezuela para o Irã e sua posterior venda para financiar as atividades terroristas do Hezbollah.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile