Mundo

Chefe do grupo Wagner pede a Zelensky da Ucrânia que abandone Bakhmut

U.S. Central Command/Handout

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Tropas e mercenários russos lançaram artilharia nas últimas vias de acesso à sitiada cidade ucraniana de Bakhmut, deixando Moscou mais perto de sua primeira vitória em meio ano após os combates mais sangrentos da guerra.

O chefe do Grupo Wagner, um exército privado russo, disse nesta sexta-feira (3) que a cidade de mineração de sal do leste, que foi reduzida a ruínas, agora está quase completamente cercada com apenas uma estrada ainda aberta para os soldados ucranianos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A agência de notícias Reuters relatou um intenso bombardeio russo de rotas que levam a oeste de Bakhmut, uma aparente tentativa de bloquear o acesso das forças ucranianas dentro e fora da cidade. Uma ponte na cidade vizinha de Khromove foi danificada por bombardeios de tanques russos

Soldados ucranianos estavam trabalhando para consertar estradas danificadas e mais soldados se dirigiam para a linha de frente em um sinal de que a Ucrânia ainda não estava pronta para desistir da cidade. A oeste, os ucranianos cavavam novas trincheiras para posições defensivas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O comandante das forças terrestres da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, visitou Bakhmut na sexta-feira para reuniões com os comandantes locais sobre como aumentar a capacidade de defesa das forças da linha de frente.

A vitória em Bakhmut, com uma população pré-guerra de cerca de 70.000 pessoas, daria à Rússia o primeiro grande prêmio de uma dispendiosa ofensiva de inverno depois de convocar centenas de milhares de reservistas no ano passado. Ele diz que seria um trampolim para capturar a região vizinha de Donbass, um importante objetivo de guerra russo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Unidades da empresa militar privada Wagner praticamente cercaram Bakhmut”, disse o chefe de Wagner, Yevgeny Prigozhin, aparecendo em uniforme de combate em um vídeo postado no Telegram.

“Apenas uma rota [de saída] resta”, disse ele. “As pinças estão se fechando.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele pediu ao presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy que ordenasse uma retirada de Bakhmut para salvar a vida de seus soldados. A câmera fez uma panorâmica para mostrar três ucranianos capturados – um homem mais velho de barba grisalha e dois meninos – pedindo permissão para ir para casa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile