Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O bombardeio subaquático dos gasodutos Nord Stream em setembro passado foi realizado por uma equipe de mergulhadores operando a partir de um iate fretado de 15 metros chamado Andromeda, de acordo com um novo relatório.
A reportagem do Der Spiegel traça a rota do Andromeda ao redor do Báltico desde sua marina em Rostock em 6 de setembro até a ilha alemã de Rügen e finalmente até a ilha dinamarquesa de Christiansø, perto do local das explosões em 26 de setembro.
O Spiegel cita um mestre do porto em Rügen dizendo que o grupo que alugou o Andromeda estava vestido como marinheiros normais e que ele os viu carregando sacolas de provisões para o barco, falando uma língua que “soava polonês ou tcheco para ele”. Ele disse que havia vários homens e uma mulher.
O Andromeda é um Bavaria C50, um veleiro fabricado por uma empresa alemã, a Bavaria Yachts . Possui cinco cabines e capacidade para até 11 pessoas. Tem uma plataforma na parte de trás para mergulhar.
No local das explosões, o mar Báltico tem cerca de 80 metros de profundidade, exigindo habilidades de mergulho especializadas e tanques de ar especiais, um com uma mistura de hélio e oxigênio e outro com oxigênio puro, disse o relatório da Spiegel.