Mundo

Vulcão Merapi na Indonésia entra em erupção e cobre vilarejos de cinzas

@ndtvfeed

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Monte Merapi, na Indonésia, entrou em erupção, expelindo fumaça e cinzas que cobriram as aldeias próximas à cratera e forçando as autoridades a interromper as atividades de turismo e mineração nas encostas do vulcão mais ativo do país.

O vulcão, localizado na região especial de Yogyakarta, na Indonésia, entrou em erupção  por volta das 12h do horário local (2h da manhã em Brasília), deste sábado (11) e liberou nuvens de cinzas quentes e uma mistura de rocha, lava e gás que viajaram até sete quilômetros (4,3 milhas) descendo suas encostas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma coluna de nuvens quentes subiu 100 metros no ar, disse o porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres, Abdul Muhari. Não houve relatos imediatos de vítimas.

A erupção ao longo do dia bloqueou o sol. Pelo menos oito aldeias perto do vulcão foram afetadas por cinzas vulcânicas, disse um oficial de um dos postos de observação de Merapi.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Imagens transmitidas pela emissora local Kompas TV mostraram casas e estradas cobertas de cinzas em um vilarejo próximo ao vulcão, localizado na Ilha de Java.

O Merapi, com 2.963 metros de altura, é um dos vulcões mais ativos da Indonésia . Sua última grande erupção em 2010 matou mais de 300 pessoas e forçou a evacuação de cerca de 280.000 residentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A de sábado foi a erupção mais poderosa do Merapi desde 1930, quando cerca de 1.300 pessoas morreram. Uma erupção em 1994 deixou cerca de 60 mortos.

O estado de alerta do vulcão permaneceu no segundo nível mais alto desde 2020, depois de mostrar atividade renovada .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile