Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Rússia iniciou exercícios com o sistema de mísseis balísticos intercontinentais Yars (ICBM) e vários milhares de soldados, no que provavelmente será visto como outra tentativa de Moscou de exibir sua força nuclear.
“No total, mais de 3.000 militares e cerca de 300 equipamentos estão envolvidos nos exercícios”, disse o Ministério da Defesa da Rússia em comunicado ao serviço de mensagens Telegram nesta quarta-feira (29).
O presidente russo, Vladimir Putin, tem como objetivo tornar o sistema de mísseis Yars, que substituiu o sistema Topol, parte das “armas invencíveis” da Rússia e o esteio do componente terrestre de seu arsenal nuclear.
Durante os exercícios, os sistemas móveis Yars realizarão manobras em três regiões russas, disse o ministério, sem identificar as regiões.
“Os homens-mísseis estratégicos realizarão um conjunto de medidas para camuflar e combater meios modernos de reconhecimento aéreo em cooperação com formações e unidades do Distrito Militar Central e das Forças Aeroespaciais”, disse o ministério.
Existem poucas características táticas e técnicas confirmadas do ICBM móvel Yars, que supostamente tem um alcance operacional de 12.000 km (7.500 milhas) e pode carregar várias ogivas nucleares.
O RS-24 Yars ICBM é a versão mais recente da família de mísseis Topol-M atualmente em serviço nas forças armadas russas. O projétil de propelente sólido pode ser implantado em silos ou em lançadores móveis, e acredita-se que carregue até quatro ogivas nucleares.