Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convidou o líder chinês Xi Jinping para visitar a Ucrânia durante uma entrevista na terça-feira (28).
“Estamos prontos para vê-lo aqui”, disse Zelensky à Associated Press . “Quero falar com ele. Tive contato com ele antes da guerra em grande escala. Mas durante todo esse ano, mais de um ano, não tive”.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, respondeu ao pedido, dizendo aos repórteres que não tinha informações sobre se um convite havia sido realmente estendido a Xi ou se ele aceitaria um convite para visitar a Ucrânia, segundo a AP.
Xi visitou Moscou na semana passada para se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, uma viagem que a China rotulou como um “novo capítulo da amizade China-Rússia”. O presidente Biden disse na sexta-feira que não considera o relacionamento crescente entre os dois países “levianamente”.
Dias depois da visita de Xi à Rússia, Putin anunciou a transferência de armas nucleares para a Bielorrússia pouco antes de uma contra-ofensiva ucraniana contra a Rússia. Este movimento provavelmente visa aumentar o medo nos aliados ocidentais que podem ver o movimento como uma escalada no conflito.
Zelensky sugeriu que a decisão de Putin de transferir armas pode ser uma distração da ausência de promessas que recebeu de Xi durante a reunião.
Autoridades dos EUA disseram no mês passado que a China estava considerando enviar ajuda letal para ajudar a Rússia e alertaram que haveria “consequências” se a China decidisse fazê-lo.
“O que isso significa? Isso significa que a visita não foi boa para a Rússia”, disse Zelensky à AP.