Mundo

Turquia aprova adesão da Finlândia à OTAN, em revés para a Rússia

NATO

Nesta quinta-feira (30), o parlamento da Turquia votou por unanimidade para aprovar formalmente a adesão da Finlândia à OTAN na quinta-feira, marcando um passo histórico para o país nórdico tradicionalmente não-alinhado que compartilha uma fronteira de 830 milhas com a Rússia.

Todos os 276 legisladores presentes na quinta-feira votaram a favor da candidatura da Finlândia, dias depois de o parlamento húngaro também ter endossado a adesão de Helsinque.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A votação segue uma saga de meses que viu a Turquia exigir certas concessões da Finlândia e de sua vizinha Suécia , ambas candidatas à OTAN em maio de 2022, após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Aderir à OTAN requer a aprovação unânime de todos os estados membros. A votação em Ancara na noite de quinta-feira marcou a eliminação da Finlândia de seu obstáculo final no processo de adesão.

A Turquia e a Hungria permaneceram como os últimos redutos no caminho da adesão dos estados nórdicos à aliança de 74 anos. Ancara ainda não aprovou a proposta de adesão da Suécia , enquanto a Hungria – cujo primeiro-ministro Viktor Orban manteve relações amistosas com o líder russo Vladimir Putin – aprovou a adesão da Finlândia, mas não a da Suécia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Turquia aderiu à OTAN em 1952 e tem o segundo maior exército da aliança depois dos Estados Unidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile