Mundo

Papa diz que Dilma ‘tem mãos limpas’ e que Lula foi ‘condenado injustamente’

Credit: CC0 Public Domain

O papa Francisco disse em entrevista à emissora argentina C5N que o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado injustamente pela Lava Jato. Pontífice disse ainda que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) tem “as mãos limpas” apesar do impeachment.

As declarações do Papa Francisco foram dadas na quarta-feira (29), antes de pontífice ser internado por uma infecção respiratória.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O entrevistador disse que Dilma foi cassada em 2016 por um “ato administrativo menor”, o líder da Igreja Católica rebateu, afirmando que apetista é “uma mulher de mãos limpas, uma mulher excelente”.

Para o Papa, Lula foi condenado pela Justiça sem provas. Ele deu exemplos brasileiros quando questionado sobre o “lawfare”, termo usado para definir o uso do sistema de Justiça de determinado país para perseguição política de adversários. O Papa ainda citou outros países, como Equador, Argentina e Bolívia.
“O lawfare abre caminho nos meios de comunicação. Deve-se impedir que determinada pessoa chegue a um cargo. Então, o pessoal o desqualifica e metem a suspeita de um crime. Então, faz-se todo um sumário, um sumário enorme, onde não se encontra [a prova do delito], mas para condenar basta o tamanho desse sumário. ‘Onde está o crime aqui?’ ‘Mas, sim, parece que sim…’ Assim condenaram Lula”, disse o pontífice.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Francisco recebeu alta neste sábado (1º) e deve comandar as cerimônias de Páscoa normalmente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile