Mundo

‘China tem papel importante para a paz na Ucrânia’, diz Macron

Foto: Reprodução/Twitter

Nesta quarta-feira (5), o presidente de França, Emmanuel Macron, afirmou que a China tem um “papel importante” a assumir para alcançar a paz na guerra na Ucrânia devido à “sua relação estreita com a Rússia”.

A declaração foi feita pelo francês durante discurso em Pequim à comunidade de franceses residentes na China. Macron chegou hoje à China para iniciar uma visita de 3 dias, na qual se reunirá na quinta-feira (06) com o ditador comunista do país, Xi Jinping.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A China, dentro da sua estreita relação com a Rússia, reafirmada nos últimos dias, pode desempenhar um papel importante” na resolução da guerra, disse Macron.

Ele também comentou sobre a oposição da China ao uso de armas nucleares e a defesa (em teoria) que o país faz dos valores da ONU.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A China mostrou seu compromisso com a Carta das Nações Unidas, a integridade territorial e a soberania das nações”, acrescentou francês.

Em seu discurso, o presidente da França também comentou sobre a proposta de paz apresentada pela China para o conflito causado pela Rússia na Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo ele, embora não a tenha aceitado em sua totalidade, “pelo menos mostra vontade de se comprometer em buscar uma resolução”.

Por conta disso, Macron considerou “indispensável” o diálogo com a China.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O francês também defendeu que a União Europeia não pode “deixar a exclusividade” da comunicação com a China para outros países europeus, como a Rússia.

Emmanuel Macron ainda pediu no discurso que não se reedite uma “lógica de blocos” diante das “vozes que se levantam” preocupadas com o futuro entre o Ocidente e a China.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile