Mundo

Deputado russo sugere trocar jornalista do WSJ por Assange

Se Moscou decidir sobre uma troca de prisioneiros envolvendo Evan Gershkovich, deve pedir a libertação de Julian Assange de uma masmorra britânica, disse o deputado da Duma russa, Sergey Obuhkov, nesta quinta-feira (6).

Obuhkov, parlamentar do Partido Comunista Russo, disse a repórteres, conforme relatou a estatal russa RT, que alguns membros da Duma já propuseram oferecer asilo político ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e trocá-lo por Gershkovich.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu digo, vamos trocá-lo por Assange”, disse Obukhov à RIA Novosti.

As autoridades russas detiveram Gershkovich em Ekaterinburg em 30 de março, dizendo que o pegaram “em flagrante” em um ato de espionagem. Um tribunal de Lefortovo ordenou que o chefe do escritório de Moscou do Wall Street Journal permaneça preso por dois meses. Ele enfrentará os juízes russos novamente em 18 de abril.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Assange está detido na prisão de Belmarsh, no sul de Londres, desde abril de 2019, depois que o Equador cancelou seu asilo sob pressão dos EUA.

Após sua prisão, EUA abriram uma acusação de anos atrás acusando o editor do WikiLeaks sob a Lei de Espionagem. Ele é procurado pela publicação em 2010 do notório vídeo ‘Collateral Murder’ mostrando os militares dos EUA matando civis, bem como outros documentos classificados dos EUA sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão. Se extraditado e condenado, Assange pode pegar até 175 anos atrás das grades.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile