Mundo

China inicia três dias de exercícios militares no Estreito de Taiwan

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A China iniciou três dias de exercícios militares em torno de Taiwan em meio à raiva em Pequim sobre a reunião do presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, na Califórnia, com o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy.

A China, que reivindica Taiwan como sua e não descarta o uso da força para atingir seus objetivos, realizará “patrulhas de prontidão de combate” até 10 de abril, disse o Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular (PLA) em um breve comunicado neste sábado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os exercícios, apelidados de United Sharp Sword, envolvem exercícios no Estreito de Taiwan ao norte e ao sul da ilha, bem como no mar e no espaço aéreo a leste.

“Este é um aviso sério para as forças separatistas de independência de Taiwan e conluio e provocação de forças externas, e é uma ação necessária para defender a soberania nacional e a integridade territorial”, disse o PLA.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Tsai conheceu McCarthy na volta de uma viagem aos dois aliados formais remanescentes da ilha autogovernada na América Central e voltou para casa na sexta-feira.

Pequim havia ameaçado retaliar antes mesmo da reunião. O porta-aviões Shandong foi flagrado navegando pelas águas do sudeste de Taiwan a caminho do Pacífico ocidental horas antes da reunião marcada para quarta-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A China estava usando a visita de Tsai aos EUA “como uma desculpa para realizar exercícios militares, que prejudicaram seriamente a paz, a estabilidade e a segurança regionais”, afirmou o ministério em comunicado.

“Os militares vão responder com uma atitude calma, racional e séria, e vão ficar de guarda e monitorar de acordo com os princípios de ‘não escalar nem disputar’ para defender a soberania nacional e a segurança nacional.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile