Mundo

Ucrânia resgata 31 crianças da Rússia após deportações

Save Ukraine

Mais de 30 crianças foram reunidas com suas famílias na Ucrânia nesta semana, após uma longa operação para trazê-las de volta da Rússia, para onde foram retiradas de áreas ocupadas durante a guerra, disse um grupo humanitário. A Rússia, que controla partes do leste e do sul da Ucrânia, nega o sequestro de crianças e diz que elas foram transportadas para longe por segurança.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Kiev estimou que quase 19.500 crianças foram levadas para a Rússia desde a invasão de Moscou em fevereiro do ano passado, o que condena como deportações ilegais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Moscou, que controla partes do leste e do sul da Ucrânia, negou ter sequestrado crianças e disse que elas foram transportadas para sua própria segurança.

Na sexta-feira, a instituição de caridade Save Ukraine disse que as crianças e seus parentes cruzaram a fronteira para o território controlado por Kiev.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo imagens divulgadas, as crianças, que carregavam malas e sacolas, atravessaram a fronteira a pé e posteriormente embarcaram em um ônibus para seguir viagem.

“Agora, a quinta missão de resgate está chegando ao fim. Foi especial pelo número de crianças que conseguimos devolver e também pela complexidade”, disse Mykola Kuleba, fundador da Save Ukraine.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Kuleba elogiou as “mães heróicas” que viajaram para resgatar seus filhos no que ele chamou de “a mais difícil” das missões de resgate da instituição de caridade até o momento.

O grupo ajudou os parentes ucranianos de crianças que foram levadas para a Rússia com a logística, transporte e planejamento necessários para embarcar na longa jornada para buscar seus filhos e trazê-los de volta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma avó que deveria se reunir com dois de seus netos morreu repentinamente durante a viagem de “estresse” e as crianças tiveram que permanecer na Rússia, disse Kuleba, ex-comissário ucraniano para os direitos da criança, em uma coletiva de imprensa em Kiev.

No Facebook, ele disse que os parentes ucranianos foram submetidos a um “interrogatório de 13 horas” pelo serviço de segurança russo FSB.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Kuleba disse que todas as crianças que foram trazidas de volta à Ucrânia pela Save Ukraine disseram que ninguém na Rússia estava tentando encontrar seus pais na Ucrânia.

“Houve crianças que mudaram de lugar cinco vezes em cinco meses, algumas crianças dizem que viviam com ratos e baratas”, disse ele. As crianças foram levadas para o que os russos chamam de acampamentos de verão de partes ocupadas das regiões ucranianas de Kharkiv e Kherson, disse Kuleba.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile