Mundo

Ucrânia anuncia ‘grande troca de prisioneiros na Páscoa’

Mais de 100 prisioneiros de guerra ucranianos foram libertados e voltaram para casa em uma “grande troca de Páscoa”, disse um alto funcionário ucraniano, já que os ucranianos ortodoxos marcaram o feriado pela segunda vez desde que Moscou desencadeou sua brutal guerra em grande escala em fevereiro passado.

As celebrações no domingo foram moderadas devido a riscos de segurança, com um toque de recolher que impedia os fiéis de frequentar os cultos noturnos habituais. Mesmo assim, as autoridades ucranianas e as pessoas comuns compartilharam mensagens de esperança, ligando a história da ressurreição de Jesus ao seu desejo de paz e de uma vitória ucraniana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Dezenas de famílias tiveram motivos especiais para se alegrar, pois o conselheiro presidencial Andriy Yermak anunciou que 130 soldados, marinheiros, guardas de fronteira e outros capturados por Moscou estavam voltando para casa após uma “grande troca de prisioneiros na Páscoa”.

Yermak disse em um post no Telegram que os libertados incluíam soldados que lutaram perto de Bakhmut, a cidade mineira do leste que há meses é o foco da ofensiva da Rússia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A vida de nosso povo é o que mais importa para nós”, disse Yermak, acrescentando que o objetivo de Kiev era trazer de volta todos os prisioneiros de guerra (POWs) remanescentes.

Os prisioneiros parecem ter sido mantidos pelo poderoso grupo de mercenários Wagner da Rússia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O fundador do grupo, Yevgeny Prigozhin, foi mostrado dizendo aos prisioneiros que eles seriam devolvidos às forças ucranianas para marcar a Páscoa ortodoxa em um vídeo postado no Telegram por seu serviço de imprensa.

“Espero que não caiam em nossas mãos”, ouviu-se um soldado armado de Wagner dizendo aos prisioneiros ucranianos antes de serem mandados para um caminhão, alguns carregando garrafas de água.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Alguns dos homens foram vistos sendo carregados em macas por seus companheiros que caminhavam em fila por uma estrada lamacenta. Um homem de pé sobre um tanque foi visto segurando uma bandeira branca.

As forças ucranianas e russas realizam trocas regulares de prisioneiros desde que a Rússia lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile