Mundo

Rússia e Alemanha expulsam dezenas de diplomatas

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A Alemanha decidiu expulsar um grande grupo de diplomatas russos do país, revelou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia neste sábado (22). logo depois, Moscou retaliou ordenando que dezenas de funcionários de Berlim voltassem para casa.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, elaborou confirmando à mídia doméstica que “mais de 20” diplomatas serão enviados para casa por cada lado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Condenamos veementemente essas ações de Berlim, que continuam a destruir desafiadoramente a totalidade das relações russo-alemãs, inclusive em sua dimensão diplomática”, afirmou o ministério em comunicado.

A Alemanha tentou manter o assunto em segredo, mas ela mesma vazou as iminentes expulsões para a imprensa, acrescentou Moscou. No início de abril, vários meios de comunicação alemães informaram que a decisão havia sido liderada pessoalmente pela ministra das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, que queria enviar mais de 30 funcionários diplomáticos russos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O lado alemão, apesar de suas repetidas garantias de que não quer tornar esta história pública, informou os representantes da mídia … de seu empreendimento”, afirmou o ministério.

A Rússia optou por responder da mesma forma ao novo movimento hostil, acrescentou o ministério, sem fornecer o número exato de diplomatas a serem expulsos por cada lado. Além disso, Moscou estará “limitando significativamente o número máximo de funcionários das missões diplomáticas alemãs em nosso país”, afirmou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zakharova também detalhou o assunto logo após a divulgação do comunicado, confirmando à mídia russa que “mais de 20” diplomatas serão enviados para casa por cada lado.

A porta-voz também explicou que a Alemanha notificou a Rússia sobre as próximas expulsões há cerca de três semanas, mas pediu a Moscou que não divulgasse o movimento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eles nos notificaram da expulsão, pediram para não contar a ninguém sobre isso e então começaram a vazar, além de negar publicamente”, disse Zakharova à emissora TV Zvezda.

A Rússia enviará cerca de 34 diplomatas de “aproximadamente” 90 trabalhando em Moscou, informou o tabloide alemão Bild, citando fontes não identificadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O golpe é o mais recente de uma longa série de expulsões diplomáticas, tomadas por várias nações ocidentais contra a Rússia depois – e, mesmo antes – do conflito em curso entre Moscou e Kiev eclodir em fevereiro de 2022. As expulsões de funcionários provocaram olho por olho respostas de Moscou, com a representação diplomática caindo drasticamente entre a Rússia e as nações ocidentais.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia estimou em agosto passado que cerca de 400 diplomatas foram expulsos de 28 países. Moscou diz que vê as expulsões como ações “hostis” e alertou que retaliaria contra todas essas medidas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile