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A marinha iraniana apreendeu um navio-tanque com bandeira das Ilhas Marshall no Golfo de Omã nesta quinta-feira (27) em meio a tensões sobre o programa nuclear de Teerã. É o mais recente de uma série de apreensões e ataques iranianos a navios comerciais em uma rota marítima crucial para o abastecimento mundial de energia.
A 5ª Frota da Marinha dos Estados Unidos , baseada no Oriente Médio, identificou a embarcação como Advantage Sweet . Dados de rastreamento por satélite do MarineTraffic.com mostraram a embarcação no Golfo de Omã, ao norte da capital de Omã, Mascate, na tarde de quinta-feira. De acordo com os dados de rastreamento de navios da Refinitiv , trata-se de um petroleiro Suezmax que havia sido fretado pela petrolífera norte-americana Chevron. Atracou pela última vez no Kuwait e teve como destino final Houston , Texas .
O Advantage Sweet emitiu um pedido de socorro às 13h15 enquanto estava em águas internacionais quando o navio foi apreendido pelo Irã, informou a Marinha.
“As ações do Irã são contrárias ao direito internacional e perturbam a segurança e a estabilidade regional”, afirmou a 5ª Frota em um comunicado. “O Irã deve liberar imediatamente o petroleiro.”
A marinha disse inicialmente que a Guarda Revolucionária paramilitar do Irã apreendeu o navio, mas um avião naval dos EUA confirmou mais tarde que a marinha iraniana capturou o navio, disse o porta-voz da 5ª Frota, comandante Timothy Hawkins , à Associated Press .
A agência de notícias estatal do Irã, Irna, disse que a apreensão ocorreu depois que um ” navio desconhecido colidiu com um navio iraniano ontem à noite no Golfo Pérsico, causando o desaparecimento e ferindo vários tripulantes iranianos”. Não identificou a outra embarcação envolvida na suposta colisão.
O Advantage Sweet esteve no Golfo Pérsico na quarta-feira, mas sua trajetória não apresentou comportamento incomum ao transitar pelo Estreito de Ormuz, por onde passa um quinto de todo o petróleo comercializado. O Irã fez alegações em outras apreensões que foram posteriormente negadas depois que ficou claro que Teerã estava tentando usar a apreensão como moeda de troca para negociar com nações estrangeiras.
De acordo com a empresa de segurança marítima Dryad Global , a “atividade de assédio do Irã no Golfo Pérsico e no Golfo de Omã é consistente com um padrão estabelecido de comportamento no qual o Irã atacou navios como resultado de disputas em andamento”.
A 5ª Frota afirmou que a captura iraniana foi pelo menos a quinta embarcação comercial tomada por Teerã nos últimos dois anos.
“O contínuo assédio do Irã aos navios e a interferência nos direitos de navegação em águas regionais são uma ameaça à segurança marítima e à economia global “, acrescentou.
O gerente do navio, uma empresa turca, não respondeu aos pedidos de comentários. Seu proprietário de capital aberto parece ser uma empresa chinesa.