Mundo

Estátua de sereia ‘muito provocativa’ causa polêmica na Itália

Fotografia: Monopoli Times

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A voluptuosa estátua de uma sereia colocada em uma praça de uma vila de pescadores na Puglia, sul da Itália, tem causado rebuliço por ser “muito provocativa”.

Segundo a imprensa local, a estátua foi criada por alunos da escola de arte Luigi Rosso em Monopoli antes de ser posicionada em uma praça com o nome da cientista Rita Levi-Montalcini.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A obra, que ainda não foi inaugurada oficialmente, virou alvo de piadas depois que fotos tiradas durante sua instalação foram divulgadas nas redes sociais.

A atriz de Bari, Tiziana Schiavarelli, escreveu no Facebook que um amigo em Monopoli havia “expressado com razão alguma perplexidade sobre este ‘monumento’”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
A estátua da sereia em Monopoli

Monopoli Times

“Parece uma sereia com dois seios de silicone e, principalmente, uma bunda enorme nunca antes vista em uma sereia. Pelo menos não algum que eu conheça.

Schiavarelli destacou que não teve problemas com os estudantes de arte ou com o conselho local, que havia encomendado a obra. “Mas eu me divirto muito com isso… quem sabe se isso vai se tornar mais uma atração para os turistas”, acrescentou.

Estátuas femininas em outras áreas da Itália causaram controvérsia semelhante. Em 2021, uma estátua de bronze retratando uma mulher em um vestido transparente na cidade de Sapri, na Campânia, gerou uma disputa sexista. A obra, do escultor Emanuele Stifano, pretendia ser uma homenagem a La Spigolatrice di Sapri (O respigador de Sapri), escrita pelo poeta Luigi Mercantini em 1857. A estátua, rotulada como “uma ofensa às mulheres”, foi inaugurada durante uma cerimônia com a presença do ex-primeiro-ministro Giuseppe Conte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile