Mundo

Republicanos exigem que Biden faça teste cognitivo

(NATO)

O presidente dos EUA, Joe Biden, deve passar em um exame cognitivo ou abandonar a corrida presidencial de 2024, exigiram 61 membros republicanos da Câmara dos Deputados na quinta-feira (11) em carta aberta ao comandante-em-chefe.  

“A segurança nacional dos Estados Unidos depende de um Comandante-em-Chefe cognitivamente sólido, e é evidente que você não se encaixa nessa conta”, afirmava a carta, citando as preocupações do público americano – 57% dos eleitores não acham que Biden está “mentalmente apto” para liderar o país, de acordo com uma pesquisa recente – e a própria recusa do presidente em abordar essas questões nos primeiros três anos de seu mandato. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Liderados pelo deputado do Texas Ronny Jackson, um ex-médico da Casa Branca, os signatários da carta instaram Biden a “se submeter a uma avaliação de triagem cognitiva clinicamente validada e disponibilizar esses resultados ao público” ou se aposentar e “permitir que um líder mentalmente apto surja. ”   

Os exames físicos a que foi submetido em 2021 e no início deste ano, que incluíram um depoimento do médico da Casa Branca Kevin O’Connor de que Biden é um “homem saudável e vigoroso de 80 anos, apto para desempenhar com sucesso as funções da Presidência ”, não contam, eles argumentaram, já que não incluíam uma avaliação cognitiva – não uma avaliação pública, de qualquer maneira.  

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Nos últimos dois anos, aparições públicas em que você arrasta os pés, tropeça ao andar, arrasta as palavras, esquece nomes, perde a linha de pensamento e parece momentaneamente confuso se tornou uma ocorrência comum […] tão comum e perceptível que se você pesquisar ‘gafes de Biden’ online, aparecem mais de 14 milhões de resultados”, apontaram os parlamentares. 

Dúvidas sobre a aptidão mental do presidente o perseguem desde as primárias de 2020, quando o candidato Biden ocasionalmente esquecia o nome da cidade ou estado em que estava aparecendo, as palavras da Declaração de Independência ou mesmo o presidente sob o qual serviu. como vice-presidente por oito anos. Pelo menos três outras cartas instando o presidente a se submeter a uma avaliação cognitiva ficaram sem resposta desde que ele assumiu o cargo em 2021.   

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Já o presidente mais velho da história dos Estados Unidos, Biden anunciou sua candidatura à reeleição no mês passado. Se vencer, completaria 86 anos ao final de seu segundo mandato. Seu principal adversário republicano, o ex-presidente Donald Trump, não é uma galinha da primavera aos 76 anos, mas liderou o apelo para que o titular receba uma avaliação cognitiva, insistindo que há algo “ errado” com seu oponente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile