Mundo

Presidente da Sérvia coloca Exército em alerta máximo devido à situação em Kosovo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, colocou nesta sexta-feira (26) o Exército do país em estado de alerta máximo devido à situação conflituosa na autoproclamada República do Kosovo.

As informações são de agência de notícias sérvias. “O presidente da Sérvia e comandante-em-chefe das nossas Forças Armadas, Aleksandar Vucic, assinou a ordem para aumentar a prontidão de combate das unidades do Exército sérvio ao mais alto nível e ordenou o movimento urgente em direção à linha administrativa com o Kosovo e Metóquia”, diz a publicação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O líder sérvio também acionou a OTAN para tentar prevenir a violência contra os sérvios na região de Kosovo.

O ministro da Defesa da Sérvia, Milos Vucevic, confirmou que Vucic assinou uma ordem para aumentar a prontidão de combate.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele ainda acrescentou que a situação no Kosovo e Metohija é dramática.

Vucevic também disse que as Forças Armadas da Sérvia iniciaram ações por ordem do presidente sérvio. “Alguém deve entender que o que Albin Kurti está fazendo nos leva às linhas vermelhas, leva ao completo colapso do diálogo, leva a uma escalada”, afirmou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Eleições para órgãos de poder local foram realizadas recentemente em quatro municípios no norte do Kosovo e Metohija. A maioria dos sérvios nestas regiões boicotou as eleições locais.

Os líderes partidários advertiram que, “a partir de 1º de junho, os sérvios se defenderão contra a repressão do governo do Kosovo por todos os meios disponíveis”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O conflito entre a Sérvia e o Kosovo se agravou no verão de 2022. Autoridades de Pristina, capital e maior cidade de Kosovo, decidiram substituir placas de carros e documentos pessoais emitidos na Sérvia para residentes do norte do Kosovo, o que provocou protestos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile