Mundo

Coreia do Norte planeja lançamento de ‘satélite’ nas próximas semanas

KCNA

A Coreia do Norte notificou o Japão sobre um plano para lançar um ‘satélite’ que poderia ser um míssil balístico entre 31 de maio e 11 de junho, disse um oficial da guarda costeira japonesa.

A Coreia do Norte também realizou uma série de testes de mísseis e armas nos últimos meses, incluindo um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As autoridades japonesas acreditam que o lançamento envolverá um míssil balístico, de acordo com um tweet do gabinete do primeiro-ministro que se refere a um “míssil balístico que [Pyongyang] descreve como um satélite”.

Pyongyang informou à guarda costeira do Japão que um foguete será lançado entre 31 de maio e 11 de junho e pode afetar as águas próximas ao Mar Amarelo, Mar da China Oriental e a leste da Ilha de Luzon, nas Filipinas, disse um porta-voz da guarda costeira à agência de notícias AFP.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O gabinete do primeiro-ministro japonês pediu à Coreia do Norte que se abstenha do lançamento e disse que trabalhará em estreita colaboração com os aliados.

“Pedimos veementemente que a Coreia do Norte se abstenha de lançar”, disse o gabinete do primeiro-ministro no Twitter, acrescentando que cooperaria “com países relevantes, como os EUA e a Coreia do Sul”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo japonês faria todo o possível para coletar e analisar as informações do lançamento, afirmou.

A Coreia do Norte anunciou que havia concluído o trabalho em seu primeiro satélite espião em abril. No início deste mês, o líder norte-coreano Kim Jong Un inspecionou uma instalação de satélite militar e deu sinal verde para um “futuro plano de ação”. Tal lançamento usaria tecnologia de mísseis de longo alcance proibida pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile