Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente Recep Tayyip Erdogan, que se apresenta como um defensor dos valores islâmicos tradicionais, mais uma vez rotulou a oposição como “LGBT” e insistiu que a ideologia liberal ocidental nunca “se infiltrará” em seu partido no poder ou em seus aliados nacionalistas.
O Conselho Eleitoral Supremo de Türkiye confirmou a vitória decisiva do presidente Recep Tayyip Erdogan sobre Kemal Kilicdaroglu na noite deste domingo (28). Na preparação para as eleições, Erdogan acusou repetidamente o rival e seus aliados de serem pró-LGBT, e expressou acusações semelhantes em seu discurso de vitória diante de uma multidão jubilosa em Istambul.
Listando as facções do bloco de seis partidos da Aliança Nacional de Kilicdaroglu e um partido político pró-curdo, ele perguntou aos apoiadores se eles concordavam que CHP, HDP, IYI e “ alguns carinhas próximos a eles” eram todos “LGBT”, ao aplausos empolgantes da multidão.
“Mas LGBT pode se infiltrar no Partido AK? Pode se infiltrar no MHP? Pode se infiltrar em outros membros da Aliança do Povo?” o líder recém-reeleito perguntou retoricamente – proclamando que sua coalizão governante e seus aliados sempre defenderão os valores tradicionais de Türkiye.
“Cada eleição é um renascimento para nós. A família é sagrada para nós. Ninguém pode falar contra a família. A violência contra as mulheres é proibida, é haram”, afirmou Erdogan.