Mundo

Morre na prisão Ted Kaczynski, o “Unabomber”

(AP/

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Ted Kaczynski, um matemático graduado em Harvard, que se isolou em uma cabana no deserto de Montana e liderou uma campanha de atentados durante 17 anos, faleceu na prisão aos 81 anos de idade. Kaczynski, cujo apelido era “Unabomber”, foi responsável por três mortes e 23 feridos durante seus ataques.

Sua morte ocorreu na unidade médica da prisão federal em Butner, Carolina do Norte. Segundo Kristie Breshears, porta-voz do Federal Bureau of Prisons, Kaczynski foi encontrado desacordado em sua cela e declarado morto às 8h da manhã de sábado. A causa de sua morte ainda é desconhecida.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ted Kaczynski tinha sido condenado em maio de 1998 a quatro sentenças de prisão perpétua mais 30 anos por uma série de atentados terroristas que deixaram universidades em todo o país em alerta. Kaczynski admitiu a autoria de 16 ataques entre 1978 e 1995, alguns dos quais causaram mutilação permanente em suas vítimas. Seus bombardeios em série levaram a mudanças nos procedimentos de envio de pacotes e embarque em aviões, e paralisaram as viagens aéreas na Costa Oeste em julho de 1995. Seus ataques ocorreram anos antes dos eventos de 11 de setembro e de casos de transporte de antraz.

Em setembro de 1995, ocorreu um evento que marcou a história do terrorismo nos Estados Unidos. A publicação do manifesto “Sociedade Industrial e seu futuro”, de Ted Kaczynski, foi uma das causas para a sua captura. Com um conteúdo de 35.000 palavras, o manifesto apresenta ideias sobre a impotência e alienação causadas pelas práticas modernas da sociedade e da tecnologia. O The Washington Post e o The New York Times foram forçados a publicar o manifesto, gerando grande preocupação. A identificação do autor foi possível graças ao reconhecimento do tom do tratado por seu irmão, David, e sua esposa, Linda Patrik, que alertaram o FBI. Esta foi a mais longa e cara caçada do país e levou à prisão do Unabomber.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile