Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O desemprego entre jovens na China atingiu um recorde em maio, enquanto os principais dados ficaram aquém das expectativas, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Departamento Nacional de Estatísticas.
A taxa de desemprego dos jovens de 16 a 24 anos subiu para 20,8% em maio, um recorde e acima da alta registrada em abril. A taxa de desemprego para pessoas de todas as idades nas cidades foi de 5,2% em maio.
As vendas no varejo para maio aumentaram 12,7% em maio em relação ao ano anterior, abaixo das expectativas de crescimento de 13,6% projetadas por uma pesquisa da Reuters.
A produção industrial aumentou 3,5% em maio em relação ao ano anterior, abaixo dos 3,6% esperados pela pesquisa da Reuters.
Os analistas previram um aumento de 4,4% no investimento em ativos fixos nos primeiros cinco meses do ano em relação ao ano anterior. O investimento em ativos fixos nos primeiros cinco meses do ano aumentou 4% em relação ao ano anterior, abaixo dos 4,4% previstos pela Reuters.
“A economia nacional sustentou o ímpeto de recuperação”, disse o departamento de estatísticas em um comunicado em inglês.
Desafios para o crescimento da China
No entanto, a agência alertou para os desafios persistentes do ambiente internacional e para a “pressão crescente” sobre o “ajuste estrutural doméstico”, sem dar muitos detalhes.