Mundo

Líderes africanos pedem o fim da guerra a Putin

@TheTraeYoung

Líderes de sete países africanos pediram ao presidente russo, Vladimir Putin , que ajude a encerrar a guerra na Ucrânia, durante uma reunião em São Petersburgo neste sábado (17).

“Estamos aqui para transmitir uma mensagem muito clara de que gostaríamos que esta guerra terminasse”, disse o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Acreditamos que este é o momento para ambas as partes negociarem, para negociar o fim desta guerra porque esta guerra está causando muita instabilidade e danos a vários países ao redor do mundo”, acrescentou.

Ramaphosa foi acompanhado por líderes e altos funcionários de Comores, Egito, República do Congo, Senegal, Uganda e Zâmbia na “missão de paz” para a Ucrânia e a Rússia, de acordo com a Associated Press .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A delegação se reuniu com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em Kiev na sexta-feira, antes de ir para a Rússia no sábado.

“Acredito que os ucranianos sentem que devem lutar e não desistir”, disse o presidente sul-africano na sexta-feira, segundo a AP.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, acrescentou, “é necessário pôr fim a este conflito o mais cedo possível”.

A África foi particularmente atingida pela longa guerra de 16 meses na Ucrânia, que limitou as exportações de grãos da Ucrânia e fertilizantes da Rússia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Enquanto Comores, Egito e Zâmbia votaram a favor de uma resolução das Nações Unidas condenando a invasão da Ucrânia pela Rússia em março passado, a República do Congo, Senegal, África do Sul e Uganda se abstiveram na votação. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile