Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o presidente chinês Xi Jinping de ditador durante sua participação em um evento beneficente na Califórnia na terça-feira. O presidente americano também mencionou um balão de espionagem chinês que cruzou os Estados Unidos mais cedo neste ano, afirmando que Xi ficou envergonhado pela perda de controle do balão.
“O motivo pelo qual Xi Jinping ficou muito chateado quando eu derrubei aquele balão com dois veículos cheios de equipamentos de espionagem é que ele não sabia que estava lá. Não, estou falando sério. Esse foi o grande constrangimento para ditadores, quando eles não sabiam o que aconteceu”, disse Biden a um grupo de 130 doadores em um evento de arrecadação de fundos em Kentsfield, Califórnia.
“Isso não deveria estar indo para onde estava. Foi desviado pela rota e passou pelo Alasca, depois pelos Estados Unidos e ele não sabia disso. Quando foi derrubado, ele ficou muito envergonhado e negou que estivesse lá”, acrescentou o presidente.
Ele também disse aos participantes que não deveriam se preocupar com a China.
“A propósito, prometo a vocês, não se preocupem com a China. Preocupem-se com a China, mas não se preocupem com a China. Eu realmente quero dizer isso. A China tem verdadeiras dificuldades econômicas”, disse Biden.
De acordo com a Reuters, Biden fez esses comentários durante um evento beneficente na Califórnia, um dia após o secretário de Estado, Antony Blinken, encontrar o presidente chinês na China para tentar amenizar as tensões entre os dois países.
Após seu encontro com Xi na segunda-feira, Blinken disse aos repórteres que a relação entre os Estados Unidos e a China deu um “passo positivo” durante sua viagem, já que ambos concordaram com a necessidade de estabilizar a relação.
Biden disse no fim de semana que espera falar com Xi sobre como os EUA e Pequim podem “se dar bem”.
Biden planejou participar de quatro eventos de arrecadação de fundos na Califórnia desde sua chegada na segunda-feira, enquanto se prepara para sua campanha presidencial de 2024.