Mundo

China negocia nova instalação de treinamento militar em Cuba

Unsplash

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A China está negociando a criação de um novo centro de treinamento conjunto na ilha caribenha de Cuba, criando preocupações de que isso possa levar ao estacionamento de tropas chinesas nas águas dos EUA, informou o Wall Street Journal, nesta terça-feira (20).

Segundo o jornal, as discussões entre os dois países estão em estágio avançado, mas não foram concluídas. A reportagem disse ainda que os funcionários do governo do presidente Joe Biden têm tentado desencorajar seus colegas cubanos de finalizar o acordo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A reportagem veio um dia depois que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, completou uma visita de dois dias a Pequim, onde se encontrou com o presidente Xi Jinping. A visita de mais alto nível à China por uma autoridade dos EUA até o momento, as reuniões ocorreram em um momento de tensões elevadas entre as duas superpotências.

Ambos os lados saudaram o modesto progresso na redução da temperatura durante a reunião e se comprometeram com mais compromissos diplomáticos com novas visitas de alto nível dos EUA nos próximos meses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora a Casa Branca não tenha confirmado imediatamente a reportagem do Wall Street Journal, Blinken disse a repórteres na terça-feira que durante a visita ele “deixou muito claro que teríamos profundas preocupações com a inteligência da RPC [República Popular da China] ou atividades militares em Cuba”.

“Isso é algo que vamos monitorar muito, muito de perto, e temos sido muito claros sobre isso”, acrescentou. “E protegeremos nossa pátria, protegeremos nossos interesses.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile