Mundo

Titanic: submarino desaparecido tem menos de 40 horas de oxigênio restantes

O submarino que desapareceu enquanto transportava cinco pessoas para o naufrágio do Titanic tem menos de 40 horas de oxigênio respirável restantes na noite de terça-feira, enquanto a Guarda Costeira dos EUA diz que os esforços de busca continuam. O submarino tinha cerca de 96 horas de oxigênio máximo a bordo, disseram autoridades.

Um navio de pesquisa canadense perdeu contato com o submersível durante um mergulho na manhã de domingo, cerca de 900 milhas a leste de Cape Cod, Massachusetts, e autoridades dos EUA e do Canadá têm procurado por ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Capitão Jamie Frederick, da Guarda Costeira, disse aos repórteres durante uma entrevista coletiva na tarde de terça-feira que “cerca de 40 horas de ar respirável restantes” era uma estimativa com base nas 96 horas de oxigênio disponíveis originalmente no submarino.

O chefe de suboficial Robert Simpson, porta-voz da Guarda Costeira, afirmou que não haveria uma transição “rígida e precisa” de uma missão de busca e salvamento para uma operação de recuperação quando essas horas se esgotarem, afirmando que há vários fatores que podem estender a busca.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Frederick disse que as autoridades estão trabalhando incansavelmente na busca no Atlântico pelo submarino desaparecido, chamando o esforço de “uma operação incrivelmente complexa”.

“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para efetuar um resgate”, disse Frederick. “… Há um esforço total em enviar equipamentos para a cena o mais rápido possível.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O empresário paquistanês Shahzada Dawood, seu filho Suleman, o explorador britânico Hamish Harding e o explorador francês Paul-Henri Nargeolet estavam no submarino, juntamente com Stockton Rush, o CEO da OceanGate Expeditions, a empresa sediada nos EUA que planejou a viagem.

Se o submarino for encontrado a tempo, Frederick disse ser difícil descrever exatamente o que um resgate no mar profundo implicaria.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Essa é uma pergunta que os especialistas precisariam responder, avaliando qual é o melhor curso de ação para recuperar o submarino, mas acho que isso vai depender da situação específica”, disse ele.

A Guarda Costeira disse que a última comunicação registrada do submarino ocorreu cerca de uma hora e 45 minutos após o mergulho de domingo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desde que o submarino desapareceu, a Guarda Costeira, a guarda costeira canadense, a Marinha dos EUA e a Guarda Aérea Nacional vasculharam uma área combinada de cerca de 7.600 milhas quadradas, uma área maior que o estado de Connecticut, disse Frederick.

Os esforços de busca continuaram na noite de segunda-feira e na terça-feira, disse ele. Uma embarcação de colocação de tubos chegou à área de busca na terça-feira e enviou um veículo operado remotamente para a água para procurar o submarino em sua última posição conhecida.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com vôos de busca programados para sobrevoar a área ao longo do dia, um navio da guarda costeira canadense deve chegar na noite de terça-feira, disse Frederick. Vários outros navios canadenses e um barco da Guarda Costeira dos EUA estavam a caminho da área.

A Marinha dos EUA estava trabalhando no envio de recursos militares para ajudar na busca, disse Frederick.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile