Mundo

‘Parte ocidental da Polônia foi presente de Stalin e Rússia vai a lembrar disso’, ameaça Putin

Foto: Reprodução/YouTube

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Em reunião do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (21), o líder russo, Vladimir Putin, disse que os territórios ocidentais da Polônia são “um presente de Stalin aos poloneses” e ameaçou o país europeu.

Na ocasião, Putin falou sobre supostos planos da Polônia de assumir o controle dos territórios ocidentais da Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Putin disse que a Rússia pode lembrar Varsóvia, capital da Polônia, de como seus “planos expansionistas” anteriores falharam: “O fogo da guerra está sendo fortemente aceso. Em particular, eles (o Ocidente) usam as ambições dos líderes de alguns países do Leste Europeu, que há muito transformaram o ódio à Rússia e a russofobia em sua principal mercadoria de exportação e um instrumento de sua política interna. E agora eles querem ‘aquecer as mãos’ na tragédia ucraniana”.

Putin também disse que os planos para formar um suposto grupo militar polonês-lituano-ucraniano implicam o estabelecimento de uma unidade regular com o objetivo declarado de “fornecer segurança aos territórios ocidentais da Ucrânia”, mas, na realidade, “para a ocupação desses territórios”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Afinal, a perspectiva é óbvia – se as unidades polonesas entrarem, por exemplo, em Lviv ou em outros territórios da Ucrânia, elas permanecerão lá. E permanecerão para sempre”, afirmou o russo.

Em sua fala, Putin também lembrou que a Polônia usou a guerra civil da Rússia em 1917 para anexar regiões históricas, e que parte da Lituânia participou da divisão da Tchecoslováquia como resultado do acordo de Munique com Hitler em 1938.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele também disse que “uma política tão agressiva” terminou para a Polônia com a tragédia nacional de 1939, quando “foi lançada pelos aliados ocidentais para ser devorada pela máquina militar alemã”, perdendo sua independência e condição de Estado, “que foi restaurada em grande parte graças à União Soviética”.

“E foi graças à União Soviética, graças à posição de Stalin, que a Polônia recebeu terras significativas no Ocidente, as terras da Alemanha. Este é exatamente o caso… os territórios ocidentais da atual Polônia são um presente de Stalin aos poloneses. Nossos amigos em Varsóvia se esqueceram disso? Vamos lembrá-los”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile