Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Europol, a polícia da União Europeia (UE), usou a expressão “cartel” para descrever a maior facção criminosa do Brasil, o Primeiro Comando da Capital (PCC). A informação é do site R7.
De acordo com o portal, o uso do termo foi usado pela Europol em comunicado de relatório de maio de 2023. O documento fala sobre a operação contra o tráfico de drogas na Espanha e em Portugal, em parceria com as polícias dos países e a PF brasileira.
“Uma operação policial internacional apoiada pela Europol levou ao desmantelamento de um cartel brasileiro que inundava a Europa com cocaína”, diz trecho do comunicado obtido pelo R7.
“Os cartéis de drogas são grandes e sofisticadas organizações criminosas compostas de várias organizações e células de tráfico de drogas que se reúnem para controlar toda a cadeia do tráfico de drogas, incluindo transporte e lavagem de dinheiro. Como tal, o PCC é considerado um cartel de drogas pela Europol”, explica a vice-porta-voz da polícia europeia, Claire Georges, ao portal.