Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Oito brasileiros conseguiram deixar o território do Níger nesta sexta-feira (4), com ajuda do governo francês. O país africano vive uma crise institucional desde o anúncio de um golpe de Estado que derrubou o presidente eleito Mohamed Bazoum.
“Os cidadãos brasileiros chegaram hoje a Paris, onde foram recebidos por funcionários do Consulado-Geral do Brasil naquela capital. Os demais nove brasileiros residentes no Níger, que manifestaram o desejo de permanecer no país, seguem em contato com a Embaixada do Brasil em Cotonou (Benin)”, disse o Itamaraty.
Em 26 de julho, militares do Níger anunciaram a queda do governo Bazoum em uma declaração feita por um deles na TV nacional em nome da Guarda Presidencial, também conhecida como Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP).
A Embaixada do Brasil em Cotonou, que abrange a jurisdição consular do Níger, disponibiliza meios de contato para assistência, como o número de plantão (+229) 97 97 0170 e o endereço de e-mail brasemb.cotonou@itamaraty.gov.br. Além disso, o plantão consular pode ser acessado pelo telefone (61) 98260-0610, inclusive por WhatsApp.