Mundo

Macron critica expansão do BRICS e afirma que isso leva à “fragmentação do mundo”

(Reprodução/Twitter)

O presidente francês, Emmanuel Macron, alertou para os riscos da expansão dos BRICS, que pode levar à fragmentação do mundo e ao estabelecimento de uma nova ordem mundial alternativa à ocidental.

“A expansão dos BRICS demonstra a intenção de construir uma ordem mundial alternativa, que é vista como demasiado ocidental. Tudo isto tendo como pano de fundo o confronto China-EUA, que também viola o direito internacional e o direito internacional. comércio internacional’, disse Macron na conferência anual de embaixadores da República nesta segunda-feira (28).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo o presidente, isto cria um risco de “fragmentação do mundo” que deve ser evitado, para que a França “ouça todos” os seus parceiros.

A próxima cimeira dos BRICS será realizada em Joanesburgo, de 22 a 24 de Agosto, sob a presidência da África do Sul. Estiveram presentes os líderes da China, Índia, Brasil e África do Sul, a Rússia foi representada por Lavrov. O presidente russo, Vladimir Putin, participou da cúpula por meio de videoconferência. Durante a cimeira, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou o convite oficial da Argentina, Egipto, Irão, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita para aderirem aos BRICS. Ele anunciou que a adesão plena dos novos países que aderirem ao BRICS começará em 1º de janeiro de 2024.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Atualmente, o BRICS une Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, mas recentemente o desejo de ingressar no bloco econômico expressou 23 estados, seis dos quais já receberam um convite. Tragédia do Velho Mundo: BRICS dobram 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile