Mundo

Australiana é a primeira pessoa no mundo a ser infectada com verme parasita de cobra

[Cortesia da ANU]

Uma mulher australiana de 64 anos foi a primeira pessoa no mundo a ser infectada com um verme parasita de cobra, segundo um estudo publicado na revista científica Emerging Infectious Diseases.

A mulher, que não teve seu nome divulgado, foi diagnosticada com a infecção após apresentar sintomas de dor abdominal, diarreia, febre, tosse e falta de ar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os médicos encontraram uma lombriga viva de 8 cm no cérebro da mulher. O verme, identificado como Ophidascaris robertsi, é comum em pítons de carpete, mas nunca havia sido encontrado em humanos.

Os pesquisadores acreditam que a mulher contraiu a infecção ao comer folhas de Warrigal, uma erva nativa que é um habitat para pítons.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Após a descoberta do verme, a mulher foi submetida a uma cirurgia para removê-lo do cérebro. Ela está se recuperando bem e está sendo acompanhada por especialistas.

O estudo destaca o risco crescente de doenças transmitidas de animais para humanos, também conhecidas como zoonoses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Há cerca de 30 novas infecções no mundo nos últimos 30 anos”, disse Sanjaya Senanayake, especialista em doenças infecciosas da Australian National University (ANU) e do Canberra Hospital. “Das infecções emergentes a nível mundial, cerca de 75 por cento são zoonóticas.”

O caso da mulher australiana é um lembrete de que é importante tomar precauções para evitar a exposição a parasitas e outros patógenos animais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile