Mundo

EUA aprovam ajuda militar direta a Taiwan, e China reage com fúria

(Divulgação)

O governo dos Estados Unidos aprovou, pela primeira vez, uma ajuda militar direta a Taiwan, ilha que a China considera parte de seu território. A decisão foi anunciada pelo Departamento de Estado americano nesta quinta-feira (31), e provocou uma forte reação do governo chinês.

A ajuda, no valor de US$ 80 milhões, será destinada a melhorar a capacidade de vigilância marítima de Taiwan. O Departamento de Estado disse que a assistência não implica qualquer reconhecimento da soberania de Taiwan.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Ministério da Defesa da China afirmou que a ajuda militar americana “prejudicará a segurança e o bem-estar” da ilha. Wu Qian, porta-voz do ministério, disse que o Exército de Libertação Popular da China “irá tomar todas as medidas necessárias para contrabalançar” a ajuda.

O governo americano tem uma política de ambiguidade estratégica em relação a Taiwan. Oficialmente, os EUA não reconhecem a independência da ilha, mas na prática fornecem apoio militar a Taiwan.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Congresso americano exige que os EUA forneçam armas a Taiwan para sua defesa. Diferentes governos americanos já venderam armas a Taiwan, mas esta é a primeira vez que os EUA aprovam ajuda militar direta à ilha.

O Ministério da Defesa de Taiwan agradeceu a ajuda americana e disse que ela “contribuirá para a paz e a estabilidade regionais”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

*Com informações da AFP

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile