Mundo

Índia e Canadá em crise diplomática após acusação de assassinato

Foto: ElasticComputeFarm/Pixabay

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O centro de processamento de vistos da Índia no Canadá suspendeu seus serviços na quinta-feira em meio a uma disputa entre as duas nações, depois que o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que Nova Delhi poderia estar envolvida no assassinato de um cidadão do país.

A Embaixada do Canadá em Nova Deli também anunciou na quinta-feira que “ajustará” sua missão diplomática na Índia por razões de segurança.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Canadá também expulsou um diplomata indiano e Nova Deli fez o mesmo com outro canadense na terça-feira.

A Índia descreveu as acusações como absurdas e uma tentativa de desviar a atenção da presença de Hardeep Singh Nijjar, o cidadão canadense assassinado, e de outros suspeitos procurados no país norte-americano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nijjar era um ativista sikh que defendia a independência do estado de Punjab, no norte da Índia. Ele foi morto a tiros em junho.

O Canadá suspendeu as negociações para um acordo de livre comércio com a Índia e cancelou uma viagem do ministro do Comércio ao país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A disputa diplomática entre Índia e Canadá pode complicar a abordagem do governo dos EUA à Índia, que considera Nova Deli um aliado fundamental para combater a influência chinesa na região Ásia-Pacífico.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile