Mundo

França retira embaixador e tropas do Níger após golpe militar

(Reprodução/Twitter)

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou no domingo (24) que a França retirará seu embaixador e tropas do Níger, na sequência do golpe de estado que derrubou o presidente democraticamente eleito, Mohamed Bazoum.

A França manteve cerca de 1.500 soldados no Níger e recusou um pedido dos novos governantes militares para a saída de seu embaixador. Milhares de pessoas protestaram nas últimas semanas na capital Niamey, inclusive em frente a uma base militar que abriga soldados franceses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A decisão da França ocorre em um momento em que as tropas francesas também foram convidadas a abandonar suas antigas colônias, Mali e Burkina Faso.

“A França decidiu retirar seu embaixador. Nas próximas horas, nosso embaixador e vários diplomatas retornarão à França”, disse Macron em entrevista televisiva.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A cooperação militar acabou e as tropas francesas se retirarão nos próximos meses e semanas, com uma retirada total até o final do ano”, acrescentou.

Macron disse que informou Bazoum de sua decisão e reafirmou a posição da França de que ele continua a ser a “única autoridade legítima” no país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os governantes militares do Níger encerraram a cooperação militar com a França após o golpe, depois de alegarem que o governo de Bazoum não estava fazendo o suficiente para proteger o país da rebelião armada no oeste do país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile